História da terra

 

Distrito

Amanaiara

Cidade

Reriutaba

Unidade Federativa

CE (6)

DDD

88

Estado

Ceará

Cep Inicial

62.263-000

Cep Final

62.263-000

Latitude

-4,1300

Longitude

-40,5600

Altitude

145

Área KM2

0,0

Código correios

1139

Código IBGE

 

História da estação ferroviárea

 

Rede de Viação Cearense (1929-1975)
RFFSA (1975-1997)

Rede de Viação Cearense (1929-1975)

RFFSA (1975-1997) 

AMANAIARA (antiga SINIMBU)
Município de Reriutaba, CE

Linha Norte - km 283,238 (1960)

 

CE-3466

 

 

Inauguração: 03.12.1929

Uso atual: "estação digital"

 

com trilhos

Data de construção do prédio atual: prov. 1929 

 

"HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão".

 

"A ESTAÇÃO: A estação de Sinimbu foi inaugurada em 1929, mais de 35 anos depois da abertura da linha. Em 1938, tornou-se distrito do município de Santa Cruz, mais tarde Reriutaba. Em 30 de dezembro de 1943, a estação e o distrito passaram a se chamar Amanaiara. Esteve abandonada, mas por inicativa da Associaçao dos Moradores do Bairro do Peixe, foi restaurada em 2009 e serve agora a uma "estação digital"... seja lá o que for exatamente isso".

  TRENS - Os trens de passageiros pararavão nesta estação de 1929 a 1988. Na foto, trem do ramal em Amanaiara (1956).

(Fontes: Ortencia Ribeiro, 2007-10; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

 

 


Estação de Amanaiara, c. 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959


A estação em 01/2007. Foto Ortencia Ribeiro


Estação de Amanaiara em 01/2007. Foto Ortencia Ribeiro


Estação de Amanaiara em 01/2007. Foto Ortencia Ribeiro


Casa do agente de Amanaiara em 01/2007. Foto Ortencia Ribeiro


A estação em 2010. Foto Ortencia Ribeiro

Os trens ligando a cidade de Fortaleza à região noroeste e oeste do Ceará começaram a operar em 1917, quando a primeira estação - Soure, hoje Caucaia - da linha da antiga E. F. de Itapipoca começou abriu para receber a A partir daí, a linha avançou e chegou a Arara (Guararu) em 1920, Catuana (1926), Umarituba (1927), Croatá (1932), Riacho da Sela - hoje Umirim (1933), Miraima (1940) e Sobral, finalmente, em 1950. Aqui a ferrovia se entroncou com a linha da E. F. Sobral, que ligava o porto de Camocim ao vilarejo de Oiticica, na divisa com o Piauí, nos confins do município de Crateús. Os trens passaram então a correr de Fortaleza direto para Sobral e Oiticica, ficando a antiga linha ligando Sobral a Camocim como ramal. A primeira locomotiva diesel que trafegou na E. F. de Itapipoca trafegou em 1950, justamente no ano em que houve a junção das duas linhas.

A partir de 1950, a linha de Itapipoca passou a ser considerada a linha Sul da Rede de Viação Cearense, esta absorvida definitivamente pela RFFSA em 1975.
ACIMA: A fotografia de um trem de passageiros na linha Fortaleza-Oiticica mostra um comboio curto com carros de madeira parado na estação de Amanaiara, por volta de 1956 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).

Com a ligação das linhas ferroviárias do Piauí com a estação de Oiticica, em 1972, os trens de passageiros passaram a ligar diretamente Fortaleza a Teresina. Aparentemente não havia troca de trens, que seguiam diretamente de uma capital para outra. Não se sabe, também, se este trem de 9172 ficou até o final da linha de Crateús ou foi extinto antes. Os trens de passageiros, pelo menos os de Fortaleza a Oiticica, trafegaram até o dia 12 de dezembro de 1988, quando foram desativados. Ficou apenas o tráfego de trens metropolitanos entre Fortaleza e a estação do Boqueirão a partir dessa data, perdurando até hoje.

"Sobre os trens de passageiros que viajavam de Fortaleza para Crateús o que eu sei é que, segundo informações que eu tive em Fortaleza, os últimos trens que fizeram essa linha, saíam de Fortaleza para Terezina na segunda-feira e retornavam na terça. Na quarta-feira eles saíam da capital cearense e iam só até Crateús, retornando na quinta. Na sexta-feira eles saíam novamente de Fortaleza para a Capital piauiense e retornavam no sábado. Não faltavam passageiros" (Adriano Perazzo, 18/7/2010).

(atenção, toda esse artigo que diz respeito à história da Lina ferrea foi com base de pesquisa da internet e retirado do enderoço online: https://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_sobral/amanaiara.html)

Editado por: Jonh Cavalcante